quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

New York - Times Square e Lower Manhattan

Atendendo a pedidos, segue o nosso roteiro de New York. Fizemos esta viagem em maio do ano passado. Não levamos os pequenos, deixamos em um esquema super organizado com as nosssas famílias. Saímos do Brasil, fomos com nossas milhas aéreas smiles e da AA, fizemos as reservas com 6 meses de antecedência. Adoro planejar viagens, comprei dois guias de viagem, o Lonely Planet e o Guia Visual/Folha de São Paulo. Porém, o que eu gosto mesmo são das pesquisas que eu faço na Net. Adoro blogs de viagem! Foram neles que tive as melhores dicas de restaurantes e cantinhos especiais.

Este roteiro, eu me orgulho muito dele. Foi o primeiro que montei inteirinho sozinha. Vou ser bem detalhista, por isso colocarei em vários post.  Meu marido brinca que eu coloquei coisas demais nele ao longo do dia mas no final deu super certo. Afinal, estávamos em New York sem crianças e tínhamos muitas coisas interessantes para fazer. Aproveitamos demais!

Escolhemos maio pois era um período não muito frio, nem muito quente e sem muita chuva. Realmente, foi exatamente esse tempo que pegamos. Claro que teve um dia que caiu uma chuvinha e um friozinho de vez em quando não é nada mal. Recomendo essa época do ano.

Achamos que a localização seria muito importante, então optamos em nos hospedarmos em um hotel 3 estrelas a dois quarterões da Times Square, The Milford. Viajar para New York não é barato. Os hotéis são caros para o que oferecem. O nosso hotel tinha acabado de ser todo reformado, nos atendeu super bem, o quarto era pequeno mas  limpo, tinha ferro e tábua de passar, cofre, não tivemos nenhum contratempo. Tinha uma estação de metrô do outro lado da rua e outra super completa a dois quarterões na Times Square. Ficar e circular por Manhattan não é um programa ao estilo mochileiro. Até pesquisei alguns sites neste segmento mas preferi investir em conforto e comodidade. A gastronomia é um espetáculo, vale a pena gastar um pouco mais. Além dos shows, da Broadway, a noite agitadíssima, os bares e pubs, museus...

Usamos o metrô para as grandes distâncias, compramos o ticket semanal por volta de 35 dólares por pessoa, taxi para trechos curtos, a noite é muito difícil conseguir um taxi, principalmente ao sair da Broadway. O gostoso mesmo é bater perna.

Chegamos pelo JFK, grande aeroporto afastado de Manhattan, pegamos um taxi, por volta de 60 dólares, até pesquisei ir de metrô, é possível, rápido, barato mas as catracas do metrô me desanimaram. Quem me conhece sabe que dispenso o glamour pelo velho tempo/dinheiro. Enfim, estávamos na Big Apple!!! Que delícia, parecia um sonho.

Em New York,  fala-se sempre uptown e downtown, no metrô, principalmente. Depende de onde você está. O nosso roteiro foi organizado por região. Chegamos no meio da tarde,  fomos para o hotel, tomamos banho e já fomos bater perna em Midtown, começamos pela Times Square.

A Times Square é uma região muito bacana, que passou por um longo processo de restauração. É toda iluminada pelos megas letreiros, lojas famosas, restaurantes, está sempre cheia. Tem uma  Toys'R'us ( loja de brinquedos) de 4 andares com uma roda gigante dentro, sonho de toda criança.

Seguimos um mapa básico que passa pelos pontos turísticos mais famosos como o Grand Central Terminal, famoso em filmes românticos, principalmente de época.

Passeamos pela Fifth Avenue com suas vitrines de grandes grifes, St Patrick's Cathedral, sentamos para tomar um chopp no Bryant Park. Fechamos a noite em um restaurante mexicano em Upper Midtown.

Acordamos bem cedinho, tomamos café na Starbucks da Times Square e pegamos o metrô sentido downtown. Queríamos pegar o primeiro passeio de barco para a Estátua da Liberdade e Ellis Island. Chegando na região Battery Park, compramos o citypass no guichê, em torno de 100 doláres. Optamos em comprar pela comodidade e os descontos. Alguns museus tem dias gratuitos mas preferimos não irmos nesses dias mais cheios. Este passeio, super turistão, não queríamos deixar de fazer. É possível fazer o passeio de barco gratuitamente também, só pesquisar direitinho. A estátua estava em reforma, só descemos do barco e circulamos pela ilha.

A Ellis Island me surpreendeu, gostei bastante. Mostra como era a chegada dos imigrantes, bastante interessante, a ilha é muito bem cuidada. O passeio durou um pouco mais que duas horas e rendeu lindas vistas do sul de Manhattan.

Descemos e percorremos a região South Street Seaport, no Pier 17 temos a linda vista da Ponte do Brooklyn.

Percorremos toda a região da Lower Manhattan com suas ruas e edifícios históricos: Wall Street, Trinity Church, o Federal Hall National Monument, o Touro, estátua de bronze de Arturo Di Modica, é o mascote não oficial da Bolsa de Valores que simboliza a força, poder e esperança do povo americano para o futuro após sua queda em 1987.

Um passeio muito gostoso, às margens do Rio Hudson, é o Battery Park, área muito bonita, com grandes prédios com destaque o World Financial Center com uma vista para a Estátua da Liberdade!

No fim da tarde, fomos para um outlet de Manhatan, próximo à região do World Trade Center, o Century21. É o pior outlet que conheci até hoje, mas é uma boa opção para quem não quer tirar um dia só para compras nos outlets mais afastados. Uma boa opção seria o Outlet Premium na região de New Jersey.

A programação da noite, show do Stomp, off Broadway, no East Village, imperdível!!! Após o show, fomos conhecer o Gastropub, The Spotted Pig, no West Village.

No próximo post, colocarei mais um pouquinho de New York!!!