terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro com crianças!

Com a entrevista do visto L2 no Consulado americano marcada, eu e meus pimpolhos fomos ao Rio de Janeiro. Eles adoraram! Marcamos a viagem para uma segunda-feira pois era minha única folga no trabalho. Que pena, pois só depois percebi que algumas casas culturais ficam fechadas na segunda-feira.

Saímos de Belo Horizonte bem cedo para irmos para o aeroporto. A entrevista estava marcada para 10:30. Chegamos no Rio muito cedo, por volta de 7:00, no aeroporto Santos Dumont. Pegamos um táxi (R$10,00) para a Confeitaria Colombo, mas estava fechada. Descemos a pé, calmamente, tirando fotos, até o Consulado e gostei muito da arquitetura histórica do Centro, que não conhecia. Pena que estavam fechados o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Nacional de Belas Artes. Achei o centro muito sujo e muitos espaços precisam de revitalização.

Museu Nacional de Belas Artes

Teatro Municipal

Chegamos bem cedo no Consulado, por volta de 9:00hs, e fomos atendidos rapidamente, o que foi ótimo pois rapidinho ficamos liberados para o nosso roteiro do dia. Lembrar que não é permitida a entrada de nenhum eletrônico no Consulado. Na porta possui um serviço de guarda volume que já usamos muitas vezes. Eles cobram R$5,00 por eletrônico. Não foi permitida a entrada do meu protetor solar aerosol também.

Pesquisei pela internet os preços dos traslados e táxi para o Corcovado. Todos muito caros.  Em um blog achei uma opção bem barata que me interessou muito. Pegamos um ônibus 422 (R$3,00) na rua do Consulado que nos deixou na base do Corcovado. Decidi que iríamos subir de van, com um custo de R$20,00 ida e volta. As vans ficam na entrada de acesso pelo trem/bonde. Os meninos eram cortesia. Eles adoraram o passeio! Ele dava acesso a três mirantes. Fomos em dois. Mirante Dona Marta e Mirante do Corcovado! Ficamos cansados para irmos no terceiro, não me lembro o nome.

Vista do Mirante Dona Marta

Mirante Dona Marta

O dia estava muito quente. Os cariocas me informaram que não chovia por muitos dias seguidos. Eu não gostei muito do esquema de van não. Muitas trocas. Achei que seria mais rápido. Na primeira vez que visitei o Corcovado subimos de bonde. Optei pela van pois era mais barato e também iria em lugares que ainda não conhecia (Mirante Dona Marta) mas o passeio de bonde é mais legal e mais rápido! O acesso ao Cristo Redentor é cobrado R$31,35 por pessoa.

Cristo Redentor

Mirante do Corcovado - Lagoa Rodrigo de Freitas

No roteiro original pegaríamos um táxi para almoçarmos em Copacabana, também não conhecia ainda. Foi tão tranquilo usar o ônibus que decidi pegar o ônibus 584 na base do Corcovado até Copacabana. Descemos na altura do Posto 5. Rodamos um pouco e pegamos um táxi (R$12,00) até um restaurante no Leme, o Joaquina. Estava super animada para conhecê-lo. Ele fica na Avenida Atlântica, super indicado pelo guia mas estava fechado para reforma neste dia. Pena! Já estávamos morrendo de fome para procurar outro e acabamos ficando por ali mesmo. Almoçamos super bem em um restaurante ao lado dele. O Martinez  também é muito bom com um ambiente super agradável e mesas na calçada. Estava bem cheio. Escolhemos uma mesa do lado de fora. Surpreendeu!

Filet au poivre vert com batatas rosti

Após o almoço, muita farra e diversão na praia!

Chegamos mais cedo no aeroporto e conseguimos antecipar nossa volta. Estávamos com bastante areia. O motorista do táxi ficou uma fera. A corrida custou R$25,00 partindo do Leme.

Vista aérea! O Rio de janeiro continua muito lindo! E meu visto foi aprovado!