segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Filhos bilíngues!

Muitas pessoas me perguntam como os meus filhos irão lidar com o novo idioma, o inglês. A adaptação na nova escola, como eles irão aprender o conteúdo, se comunicar e principalmente fazer novos amigos. Confesso que era uma preocupação menor para mim mas diante de tantos questionamentos resolvi pesquisar sobre o assunto. 

Comecei a imaginar os meus filhos totalmente desconectados com o mundo ao seu redor... 


Estudos são feitos e muitos livros são publicados sobre esse assunto tão polêmico. A Luciana Misura indicou um livro que considera muito bom em seu post sobre os Mitos do Bilinguismo. Muito interessante! Outro site bacana, com muita informação, é o Filhos bilíngues. Gostei muito do post com 23 dicas. São bons para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto.


Graças a Deus, os textos mais variados mostram que o processo de aquisição do novo idioma ocorre muito naturalmente e que as crianças não sofrem com essa angústia que aflige os pais. O processo se torna tão tranquilo para elas que muitas vezes a criança, se não incentivada pelos pais, acabam abandonando a língua de origem. O que não seria estranho pois o período integral na escola expõe a criança a um tempo bem maior com esse novo idioma.

Combinamos que em casa falaremos somente a nossa língua materna. Ainda mais que não sou fluente no inglês, longe disso! Porém, não vou ser aquela mãe obsessiva e controladora que obriga seus filhos a fazerem algo que não querem. Parece bobagem mas não é unânime entre os expatriados essa decisão de manter o português. Continuar falando a língua de origem, acredito eu, é muito importante para a preservação da cultura. Devemos sempre nos orgulhamos do que somos e de nossas origens. O mundo está caminhando para o domínio de várias línguas. Vivemos em um mundo globalizado. Moraremos em uma cidade cosmopolitan, com certeza o inglês e o português não serão os únicos idiomas que eles desenvolverão. 


As escolas americanas possuem um programa ESL (English as a  Second Language) que ajudam as crianças nesse processo da aquisição do novo idioma. O tempo estimado para eles se adaptarem varia de criança para criança, não tem nada a ver com inteligência ou outras lendas. A mistura e trocas dos dois idiomas ocorre muito facilmente no início. Quanto mais nova a criança mais fácil para adquirir a nova língua e mais difícil manter a de origem. Possivelmente falarão mais rápido que eu!

Enfim, teremos muito trabalho, muitos desafios. E exatamente isso que torna tudo tão divertido!!

Até o próximo post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário